segunda-feira, 27 de abril de 2009

REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE


Os aspectos fundamentais para uma prática educativa de sucesso que resulte num processo eficaz da aprendizagem na educação em séries do ensino fundamental, bem como, para a educação em geral, devem ser praticados, para que este sucesso reflita no processo de aprendizagem discente e para que se ampliem as discussões, a fim de conscientizar os educadores, articuladores das políticas educativas e demais interessados sobre a importância do saber ensinar dentro do contexto escolar.
Por isso, procuramos desenvolver, sob o olhar dos alunos do CPMG – UNIDADE CARLOS CUNHA FILHO o “I DIA DE CÃO”. Pois em função de nossas observações o campo da práxis que, de fato, não dá para o educador passar despercebido às exigências necessárias ao ato de saber ensinar, que se dá na mediação desse educador com os conteúdos e os discentes, que deverão apreendê-los para que, assim, possam dar significados concretos mediatizados pelo mundo, como sujeitos histórico-sociais. É a prática educativa bem sucedida do professor que conduz o aluno, direcionando-o pela trajetória de um processo, no qual construirá seus conhecimentos com base na sua reestruturação psico-cognitiva e social.
Extraído e alterado do: A PRÁTICA DOCENTE: O Ensinar e Aprender. Cícera Maria Gomes de Albuquerque; Fadhia Gonçalves El Souki

Um comentário:

Fádhia disse...

Olá, boa noite!
Em minhas pesquisas pela internet, enconrei seu blog e achei bastante interessante.
Que bom é poder interagir virtualmente sobre aspectos tão importantes referentes à educação.
Um grande abraço!

Fádhia El Souki.